Como você imagina a índole de Deus? Seria ele um ser bondoso ou cruel? Alguém que acolhe ou julga? Que ensina ou castiga? Estes são alguns dos questionamentos levantados pelo teólogo doutor em Psicologia da Religião, Zenon Lutofo Jr., no livro Teologia e Plenitude Humana.
Fruto da tese de doutorado de Zenon em Ciências da Religião pela PUC-SP, a obra é composta por oito capítulos. Neles, o autor une teoria, prática e experiência profissional como terapeuta para apresentar como as diferentes imagens de Deus são construídas ao longo da história e replicadas na atualidade.
Publicada inicialmente em inglês sob o título Cruel God, Kind God, o livro discute as influências de duas linhas do cristianismo nas crenças, atitudes e perspectivas humanas. Enquanto uma resulta na imagem de um Deus monarca, juiz, cruel e vingativo, a outra exalta uma figura divina piedosa, amorosa e acolhedora. Esta última, segundo o autor, é a visão que mais se aproxima dos ensinamentos de Cristo.
Para Zenon, aqueles que creem em um Deus de amor são beneficiados em termos de saúde mental, autoaceitação e bem-estar. Além disso, estes fieis costumam ter um perfil mais indulgente e questionador. Já aqueles que seguem doutrinas religiosas conservadoras tendem a sofrer com ansiedade, baixa autoestima, sentimento de rejeição e altas doses de culpa. Eles também são mais propensos ao fanatismo, à intolerância e ao discurso de ódio.
Desse cristianismo, que valoriza sobretudo a adesão a doutrinas, a
credos e a instituições criadas por mãos humanas, resultou guerras e
perseguições religiosas, as Cruzadas, a Santa Inquisição. No plano
psicológico, dele decorre o medo, a culpa, a vergonha, que
lançam suas sombras sobre tão grande número de pessoas.
Teologia da Plenitude Humana, pg. 245
Por meio de explicações e reflexões a acerca de dogmas religiosos, Teologia da Plenitude Humana revela como uma boa relação com a religião pode evitar a repressão e o sentimento de culpa, além de trazer a sensação de plenitude e ampliar as percepções empáticas sobre as mazelas humanas. O livro é fonte de conhecimento e de desconstrução de uma imagem punitiva de Deus, indicado para estudiosos, lideranças religiosas e demais interessados em uma análise teológica sobre o amor de Deus.
FICHA TÉCNICA
Título: Teologia e plenitude humana
Autor: Zenon Lotufo Jr.
Editora: Lura Editorial
ISBN: 978-65-8043-066-6
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 320
Preço: R$ 69, 90
Onde encontrar: Livraria Leitura e Martins Fontes Paulista
Clique AQUI para baixar a capa em alta.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.
Sobre o autor: Zenon Lotufo Jr. é filósofo, teólogo, doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP, especializado em Análise Transacional, Logoterapia e Terapia Cognitiva e professor do Curso de Especialização em TCC do IPq do HC, da FMUSP. Nascido em Santos (SP), em 1939, Lotufo Jr. é casado há 60 anos com Nilda Lotufo, com quem tem 6 filhos e 11 netos.