Como o anfitrião do Banquete das Ideias, o escritor Everaldo de Deus primeiro organiza os pratos e talheres na mesa para depois trazer o prato principal. Ao invés de vir em um sousplat, a refeição chega aos leitores em forma de reflexões para alimentar a alma e provocar uma degustação diferente acerca do mundo.
Neste lançamento literário, o psicanalista reúne contos, crônicas e poemas para pensar sobre as diferentes experiências que atravessam as pessoas. Com um olhar para sentimentos inerentes da vida social e íntima, ele retrata a complexidade da percepção do tempo, a esperança de persistir mediante momentos difíceis, a solidão das despedidas e o desejo por descobertas.
Apesar de ser voltada para o público adulto, a obra evoca a imagem de um menino em diversos textos. Por meio da visão de uma criança, o autor mostra que, mesmo com o passar dos anos, ninguém nunca se livra completamente da infância. Essa fase permanece em todos, ainda que tentem distanciá-la ou ignorá-la no dia a dia.
Olho em direção ao lugar que não pisei e sinto falta de tudo que não tive, hoje,
todas as minhas lembranças parecem esbarrar no meu deserto povoado pelos
mesmos atores desconhecedores das mesmas cenas, que como sonâmbulas,
marcham para finitude. Ó tempo cruel que brinca com os animais pensantes!
Minha frágil imaginação já cansada, insiste enxergar a vibração da melodia que
afugenta o menino pela mesma porta de outrora, com uma canção de ninar dos
tempos que não voltam mais.
Banquete das Ideias, p. 72
Everaldo de Deus introduz os pensamentos para permitir que os leitores caminhem sozinhos após a leitura. É um processo similar ao da educação, como ele afirma no livro. Também pedagogo, o autor defende que um aprendizado pode nascer das inquietudes íntimas e das experiências do cotidiano, não sendo restrito aos escritos de grandes estudiosos.
“A obra oportuniza reflexões sobre o cenário da vida real, com uma pitada de misticismo, e alimenta as gemas de inquietudes, além de proporcionar um diálogo com as ideias de uma criança dentro de um mundo de imaginação”, afirma o autor. Com mais de 40 reflexões compiladas, Banquete das Ideias permeia dores, felicidades, perdas e encantamentos comuns àqueles que tentam apreciar o mundo através das lentes da subjetividade.
FICHA TÉCNICA
Título: Banquete das Ideias
Autor: Everaldo de Deus
Editora: Appris
ISBN: 978-6525054483
Páginas: 112
Preço: R$ 46 (físico) | R$ 29 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Appris Editora
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.
Sobre o autor: Everaldo de Deus é professor, psicanalista clínico e escritor. Pedagogo com mestrado em Educação e especialização em Neuropsicopedagogia, é coordenador de curso de especialização da Uniepa. Na carreira literária, é poeta pela Academia de Letras do Brasil (ALB), participou de diversas antologias poéticas e agora lança o livro Banquete das Ideias.