fbpx
 

Uma história de transformação e perdão

Home » Sala de Imprensa » Uma história de transformação e perdão

A editora dos clássicos lança a célebre obra Persuasão, de Jane Austen, em uma edição de luxo pronta para demonstrar porque essa narrativa revolucionou o gênero romance

Parece uma simples história de amor, se não fosse a delicadeza da autora e seu talento para apresentar uma personagem sensível, inteligente e totalmente disposta a conquistar seu direito ao amor.

Foi em 1817 que Jane Austen, considerada uma das mais célebres romancistas de todos os tempos, escreveu Persuasão, lançamento da Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro. Esta edição chega ao público em versão de colecionador, com capa dura e design digno de um table book. A obra foi publicada somente um ano após sua morte, 1818, uma vez que Jane a finalizou quando estava debilitada.

A narrativa é mais curta, ágil e apresenta pela primeira vez nos livros da inglesa, que revolucionou a literatura do gênero romance, uma protagonista mais madura. Anne Elliot veio de uma família de aristocratas em decadência, que ainda fazia de tudo para manter as aparências e via no casamento a salvação de sua filha.

Por ironia do destino, a personagem se apaixona por um marinheiro desprovido dos dotes considerados importantes à sua família: dinheiro e status. Frederick Wentworth, o seu grande amor, acabou sendo descartado por conta da pressão e dos conselhos dados à menina.

Este episódio a transformou e a moça decidiu que só se casaria por amor. Após a morte de seu pai, um barão, ela reencontra o seu grande amor depois de oito anos. Agora, capitão da Marinha, Frederick irá perdoá-la?

Magoado e orgulhoso, o amor de Anne dá o tom da espera angustiante do reencontro e reconciliação. A protagonista se mostra obstinada, a frente de uma época e faz críticas profundas à sociedade rural britânica do século XIX.

A narrativa se tornou uma das mais célebres produzidas por Jane Austen. Persuasão foi adaptado para minisséries da BBC nas décadas de 1960 e 1970 e para dois filmes de 1995 e de 2007.

Sobre a autora
Jane Austen
(1775-1817) Tornou-se uma das mais reconhecidas escritoras inglesas em toda a História. Nascida na nobreza rural do século XVIII, representou a realidade dessa classe em todas as suas obras, concentrando-se, principalmente, no papel da mulher nesse meio. A sétima filha de uma família de ávidos leitores, escreveu seus primeiros livros para o divertimento da família, até a publicação de Razão e Sensibilidade, em 1810. Apesar de o casamento ser um tema frequente em suas obras, morreu sem nunca ter se casado, aos 41 anos em Winchester. Suas últimas palavras foram “não quero nada mais que a morte”.

Ficha técnica:
Editora:
Via Leitura

Assunto: Literatura
Preço: R$ 53,90
ISBN: 9788567097640
Edição: 1ª edição, 2019
Tamanho: 14x21cm
Número de páginas: 224

Faça download da capa em alta aqui.

Posted on