Literatura que desmistifica e transforma. É assim que os 19 contos de Um Exu em Nova York, escrito pela historiadora Cidinha da Silva, é aclamado pela crítica. Uma das vozes literárias mais notáveis nos últimos tempos, apresenta o olhar negro sobre temas contemporâneos como política, ética, racismo, religião, direitos humanos, machismo e gênero.
Publicada na versão física pela editora Pallas, os contos chegam aos fones de ouvidos pela Tocalivros Studios. A escritora – que integra o time de narradoras, considera sua obra-prima um livro-dínamo e faz um grande favor para a sociedade: traduz termos da cultura afro-brasileira.
O próprio título entrega a pauta. Exu, uma das figuras presentes nas religiões de matrizes africanas, visto com algo demoníaco, é descrito em Nova York. O que a autora quis com isso? Partir das tensões provocadas pelas percepções das pessoas sobre as religiões afros e desmistificar as ideias negativas amplamente difundidas na sociedade.
Cidinha também enaltece personagens apagados da história, revela a ancestralidade brasileira e confronta tanto quem já domina as discussões apresentadas na obra, quanto quem não entende absolutamente nada sobre o tema.
A escritora tem suas obras traduzidas para o alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano e costuma escrever sobre feminismo, racismo e africanidades.
FICHA TÉCNICA:
Audiolivro: Um Exu em Nova York
Autora: Cidinha da Silva
Narradores: Cidinha da Silva
Editora: Pallas
Produção: Tocalivros Studios
Preço: R$ 14,90 – assinatura ilimitada
Onde ouvir: Tocalivros
Baixe a capa em alta aqui
Baixe a foto da autora em alta aqui
Sobre a Tocalivros: Há seis anos no mercado de audiolivros, a Tocalivros possui em seu acervo mais de 2 mil audiolivros e 5 mil eBooks para levar aonde quiser. Os títulos, podem ser escutados pelo aplicativo em dispositivos móveis ou computador e estão disponíveis em iOS e Android na Apple Store e no Google Play. Baixe no site: www.tocalivros.com
Sobre a autora e narradora: Cidinha da Silva é escritora, dramaturga, palestrante, professora e blogueira. Iniciou a carreira literária em 2006. Seus artigos são escritos no perfil no Instagram @cidinhadasilvaescritora e replicados em inúmeros sites pelo país. Um Exu em Nova York foi vencedor do Prêmio da Biblioteca Nacional, em 2019.